Era uma vez o BLOG da E.B.1/J.I. de Mouquim...Sejam todos BEM-VINDOS ao nosso espaço e deixem os vossos comentários!
RSS

terça-feira, 31 de maio de 2011

Era uma vez ... a visita ao Museu do Carro Eléctrico e Sea-Life

Olá a todos!



O passado dia 31 de Maio foi um dia em grande, foi o dia escolhido para visitarmos o Museu do Carro Eléctrico e o oceanário Sea Life, no Porto.





O Museu do Carro Eléctrico foi fundado em 1992, com o objectivo de preservar e divulgar uma vasta colecção de carros eléctricos, atrelados e veículos de mercadorias de inegável valor patrimonial.





A visita guiada incluiu uma pequena abordagem teatral que dramatizou com bastante humor cenas de época, relacionadas com os carros eléctricos.




Tivemos ainda direito a um passeio de eléctrico, passando por vários pontos históricos da cidade do Porto.











Depois do almoço fomos visitar o Sea Life.



Aqui mergulhamos num navio naufragado e encontramos peixinhos tão belos quanto estranhos como o peixe-folha, o peixe-balão ou a donzela-algueira.














Sentímo-nos como verdadeiros peixes dentro de água no Túnel Oceânico e no final ainda alimentámos as raias e outros peixes.







Foi um dia em grande!

Até já!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Era uma vez ... a palestra "Educação Parental"

Olá a todos!

No passado dia 19 de Maio, decorreu na sede da Junta de Freguesia de Mouquim, uma palestra sobre "Educação Parental - Boas Práticas". Esta palestra teve como orador o Dr. Miguel Viana do CRI de Braga e foi organizada pela E.B.1/J.I. de Mouquim, em colaboração com a Câmara Municipal e a Junta da Freguesia de Mouquim, no âmbito das comemorações da Semana da Freguesia.

Todos os pais e algumas individualidades foram convidados.








Foi um excelente momento de aprendizagem e reflexão sobre tantos erros que todos cometemos na difícil tarefa de educar. O bom humor e a boa disposição do Dr. Miguel Viana tornaram esta palestra bastante apelativa e cativante para todos os que puderam estar presentes.

Até já!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Era uma vez ... a ida ao teatro "A menina do Mar"

Olá a todos!

No passado dia 19 de Maio fomos ao teatro para assistir à peça: "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner Andersen.



Foi na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, pelo teatro do Bolhão.




Cá estamos nós já no final,



Que bem soube o lanchinho!



Como não pudémos tirar fotografias, aqui ficam alguns desenhos e uma composição escrita, que mostram a nossa visão sobre o que vimos.

Sara - Pré-Escolar


Martina - Pré-Escolar



Diogo Oliveira - 4.º ano

Mariana - 4.º ano

Helena - 4.º ano

A Menina do Mar

Era uma vez um menino que tinha ido para a praia, e estava a brincar com uma pedrinha. De repente veio a maré alta e apareceram três animais aquáticos e uma menina.

O menino, como estava cheio de medo, escondeu-se atrás de uma rocha. Quando os animais acabaram de falar, e estavam quase a se ir embora, o menino saltou da rocha, e agarrou a menina. A menina gritou por socorro, mas o rapaz explicou que não lhe queria fazer mal, só os queria conhecer. Então apresentaram-se. A menina chamava-se Menina do Mar e os animais eram o caranguejo, o polvo e o peixe. O menino achou estranho, a Menina do Mar ter este nome.

A Menina do Mar disse que queria ir para casa, mas o rapaz queria saber onde ela morava e como era a vida dela. Ela disse que o polvo limpava a casa, o caranguejo cozinhava e o peixe não fazia nada por não ter braços.

A menina do mar disse que queria conhecer a terra onde o menino vivia, e o menino contou-lhe tudo o que ela queria saber e explicou-lhe muitas coisas.

Um dia a Menina do Mar, decidiu ir á terra do rapaz, mas não sabia como, se sai-se de água durante muito tempo, secava.

O menino armou um esquema para ela poder ver a terra. No dia seguinte estavam prontos para partir, mas a Menina do Mar disse que não podia ir. O rapaz não se queria separar da Menina do Mar, mas teve de ser.

Um dia uma gaivota levou ao menino um líquido que lhe permitia respirar debaixo de água.

Então o menino foi procurar a menina do mar, com a ajuda de um golfinho. Demorou 60 dias e 60 noites a chegar à ilha onde se encontrava a menina do mar.

Então o rapaz e a menina do mar nunca mais mudaram de casa.

Texto escrito por: Ricardo Lopes Araújo

3.º ano


Até já!