O S. José, a Maria e os pinheirinhos foram feitos com o mesmo processo.
Este presépio foi elaborado pelos alunos do pré escolar a partir de meias reutilizadas. Ainda publicaremos mais alguns criativos trabalhos destes alunos brevemente.
Aguarde...
Não quisemos deixar de escrever uma carta ao Pai Natal, onde expressámos todos os nossos desejos.Pai Natal, não te esqueças de nós!
No último dia de aulas todos os nossos alunos (pré escolar e 1.º ciclo) levaram para casa um Pai Natal docinho embalado neste pinheirinho, que cada um elaborou na sua sala.
Fizemos ainda mais trabalhos decorativos que temos todo o gosto em partilhar logo, logo, bem como a nossa festa de Natal.
No final contamos em conjunto a música "Ter amigos", que havíamos ensaiado em segredo
nas salas.Juntámo-nos todos (pré- escolar e primeiro ciclo) e, à vez, começámos a saltar a fogueira.
As castanhas foram gentilmente assadas na padaria da localidade e distribuídas nos "cartuchos" por nós preparados na sala de aula: embalagens de leite recicladas e decoradas ao nosso gosto.
Também tivemos direito a lanche especial: bolo e sumo.
S. Martinho deu uma ajudinha com o tempo, pois não choveu e pudemos fazer as actividades planificadas ao ar livre.
Para nós, a parte mais divertida foi sem dúvida enfarruscar a cara uns dos outros.
Foi uma alegria!
No final cantámos as músicas que aprendemos na sala e fizémos vários jogos com os professores das AECs.
Nem as professoras escaparam...
Com antecedência divulgámos o acontecimento com cartazes apelativos espalhados pela freguesia.
À semelhança do ano anterior, os pais dos alunos, tanto do pré-escolar como do 1.º ciclo, aderiram com entusiasmo, contribuindo com diversos artigos hortículas, desde ovos, verduras, fruta, animais vivos, deliciosos bolos, enchidos, broas e muitos outros.
Depois foi só etiquetar devidamente os produtos, preparar o recinto escolar e pedir ao S. Pedro que desse uma ajudinha com o tempo (só choveu um bocadinho...).
Além do S. Pedro, foi indispensável a ajuda das nossas auxiliares, professoras, educadoras e alunos.
Na escola contribuímos para a feira com doce de abóbora e nozes e maçã, devidamente embalado em frasquinhos coloridos. Estava muito bom!
Quando estava tudo pronto, começaram a chegar os primeiros visitantes.
Além das compotas, os alunos realizaram trabalhos diversos para venderem: colares, pulseiras, enfeites para lápis, bases para copos, latas decoradas... Foram também eles que as quiseram vender, mostrando bastante queda para o negócio!
Mas houve também alguns meninos que, com a ajuda dos pais, vieram vestidos a rigor de casa.
Que assustador!
A nossa cantina também estava decorada fantasmagoricamente. Foi lá que nos juntamos todos para saborearmos algumas goluseimas que fomos preparando ao longo da semana.
-Assustadoras aranhas de chocolate (3.º ano);
- Gelatina de morango"ensanguentada" (1.º e 2.º ano);Ainda tivemos a presença da divertida bruxa Mimi que com as suas bruxarias animou a festa!
Foi só apanha-las e devora-las!
À tarde fizémos experiências com diversos materiais que pareciam magia: desenhos que apareciam com líquidos mágicos e líquidos coloridos que fervilhavam. Foi muito divertido!